Quando 6% são 6%.

A moda agora parece ser falar dos dinheiros que vamos pagar e dos dinheiros que afinal não temos na carteira e dos dinheiros que a coitada da Leonor ganhou e não sabe como gastar.

Mas vamos a coisas concretas: O governo começou por definir na concertação social que iria dar aos funcionários públicos 6 cêntimos de aumento nos subsídios de almoço. Depois disto já subiu a proposta para os 8 cêntimos. Ora fazendo umas contas de cabeça ao quanto os portugueses vão ficar mais ricos isto dá… a fortuna 1,72 Euros a mais por mês. Não chega nem para um maço de tabaco, mas obrigado senhor ministro.

Por outro lado na mesma semana soube-se que a EDP queria aumentar as contas da electricidade em 15,7%. Claro que me vão dizer que não foi a EDP, mas a ERSE. Eu gostava de saber quem é que me envia a factura, se a EDP ou a ERSE? Há em Portugal a mania de atirar as culpas para cima de entidades que não se relacionam directamente com o cliente, como se a culpa não fosse deles. O cliente não contratou a ERSE, mas sim a EDP… Mas tirando este aparte e voltando aos 15,7%… para além da risota que foi um sub secretário da treta vir dizer que a culpa do aumento era dos clientes, agora o Ministro da coisa veio limitar este aumento a 6%… novamente o número mágico 6 que também já foi número de défice e agora parece ser parangona do governo Socrates.

Voltando às contas:

Considerando que a minha conta de electricidade é de 35 Euros por mês… um valor que é baixo se me lembrar que de vez em quando pago bem mais… mas sejam complacentes e vamos ficar com os 35 Euros… Ora 6% de 35… dá 2,1 Euros… ou seja a minha conta de electricidade vai passar para os 37,1 Euros.

Em termos de contas finais:

 

Aumento do subsídio de almoço + 1,72
Aumento da conta da electricidade – 2,10
Saldo – 0,38

Eu queria encontrar aqui um 6 nesta conta final mas parece-me a mim que o ano de 2007 vai ser antes um 31…

E assim começa mais uma semana, campista!

Deixe uma Resposta

